quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Plano de Aula Ciencias

PLANO DE AULA

• . Tema da aula: Plantas

• A ementa do curso: Vida e Ambiente.

• Objetivo: O objetivo de apresentar aos alunos conceitos novos sobre as plantas, para que compreendam que são seres vivos e se reproduzem apesar de esta reprodução ser diferente da reprodução animal.

• Público-alvo: 3° Ano do Ensino Fundamental

• Conteúdo: Plantas (suas partes)




Teoria da aprendizagem subjacente: CONSTRUTIVISMO

Aprendizagem que parte do pressuposto de que todos nós construímos a nossa própria concepção do mundo em que vivemos a partir da reflexão sobre as nossas próprias experiências.

Cada um de nós utiliza "regras" e "modelos mentais" próprios (que geramos no processo de reflexão sobre a nossa experiência pessoal), consistindo a aprendizagem no ajustamento desses "modelos" a fim de poderem "acomodar" as novas experiências.

• Estratégias Pedagógicas:

Primeiro: Em uma atividade prática serão levados os alunos ao pátio da escola para analise das plantas existentes no pátio da escola. Após esta analise cada aluno irá escrever um texto comentando quais diferenças existe nos tipos de plantas existente no pátio escolar a professora escolherá o texto mais completo e divulgará as diferenças encontradas pelos alunos na rádio escolar.explicando que foi o resultado da pesquisa realizada pelos alunos do 3º ano.

Segundo: Em seguida os alunos assistirão a um vídeo das partes da planta. (1minuto e 50 segundos) e cada aluno poderá fazer seus comentários sobre o vídeo e o que gostaria de acrescentar.

http://www.youtube.com/watch?v=jkrLIvbxCiQ (1 minuto)

Terceiro: Comentários orais sobre conhecimento dos alunos sobre os tipos de plantas que conhecem; após os comentários cada aluno desenhará o tipo de planta que mais lhe chama atenção e a professora constrói um mural com a contribuição de cada participante e poderá acrescentar no Blog da escola.

Quarto: os alunos irão ao laboratório para realizar pesquisas sobre os vários tipos de plantas e cada grupo de alunos poderá construir o mapa conceitual das plantas que mais lhe chamou atenção e irão expor os resultados das pesquisas para os colegas. Cada aluno poderá expor suas descobertas durante as aulas de ciências que seguem.

• Resultado Esperado: Com a aplicação desse conteúdo espera que os alunos:

• Compreendam que as plantas apresentam ciclo vital;

• Reconheçam que existem diferente formas e tamanho de plantas;

• Compreendam que as plantas são seres vivos;

• Conheçam as partes da planta.

• Avaliação: Será realizada através de questionamentos orais e por exposição dos resultados das pesquisas.

Referências: Referencial Curricular do Ensino Fundamental 2ª EDIÇÃO;

Manual do Professor Projeto Pitanga 2ª Edição Ciências;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorias_da_aprendizagem

Portal do professor. (internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário